Empresários conhecem alternativa para redução de custos com energia
Empresários de Canavieiras se reuniram na última sexta-feira (1º), na cabana Alegria de Viver, localizada na Praia da Costa, para tratar sobre a utilização da energia solar nos estabelecimentos residenciais e comerciais utilizando placas solares. As explanações foram dadas pela engenheira eletricista Tatyne Borges Britto, da empresa Illuminato, responsável por desenvolver e promover projetos sustentáveis de automação residencial, projetos elétricos e energia solar fotovoltaica.
A engenheira eletricista alerta que é importante não confundir energia solar térmica com energia solar fotovoltaica. “Na solar térmica, a energia do sol é transformada em calor, através dos coletores solares e é utilizada para o aquecimento de água em residências, hotéis, clubes. Na solar fotovoltaica, a energia solar é convertida em eletricidade, através das placas solares e pode ser utilizada por qualquer equipamento ligado à rede elétrica”, informou.
As placas solares, segundo Tatyne Borges, captam a radiação solar e convertem em corrente contínua. “Esta corrente contínua passa por um equipamento chamado inversor que a transforma em corrente alternada, idêntica à energia consumida da rede elétrica. A este conjunto de equipamento damos o nome de Usina Solar Fotovoltaica”, relatou a engenheira.
Segundo o diretor de infraestrutura da empresa, Allan Pena, além de garantirem um menor impacto ambiental, essas usinas proporcionam uma redução real da fatura mensal do consumo de energia elétrica em até 95% e torna o cliente independente dos constantes aumentos e flutuações das tarifas de energia. “O investimento é recuperado em torno de cinco a seis anos e hoje já existem diversas linhas de financiamento para este tipo de investimento, seja para pessoa física, jurídica ou produtor rural”, disse.
O proprietário de uma pequena usina não precisa consumir toda a energia produzida no momento da geração. “Uma vez que ela poderá ser injetada na rede elétrica e, nos meses seguintes, o consumidor receberá créditos em kWh na conta de luz, ou transferir os créditos para outras unidades consumidoras, desde que sejam de mesma titularidade (mesmo CPF ou mesmo CNPJ) – Sistema de Compensação”, informou o técnico Allan Pena.
Para o empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canavieiras, Ériston Nascimento, a ideia é reduzir os custos das empresas com energia e com isso possa ter mais lucros e gerar mais empregos. “Convidamos a empresa para fazer essa apresentação de uma alternativa nova de energia limpa. Nossa intenção é ajudar as empresas a ter mais lucros e gerar empregos. Todos que compareceram se mostraram interessados e irão analisar a proposta”, comentou Ériston.
Energia Fotovoltaica - Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.